(não fui eu quem inventou o nome das dinâmicas, se alguém tiver uma sugestão melhor por favor enviar!)
Esse jogo tem objetivos parecidos com o postado antes "Xapexu", gastar energia, mexer o corpo etc..
É como o tradicional jogo "queimada" no qual quando o participante é queimado com a bola por alguém do time adversário deve deixar o jogo, porém, quando a pessoa que queimou ele for queimada ele pode voltar a jogar.
Esse blog tem o objetivo de disponibilizar algumas dinâmicas que ja utilizei com grupos de crianças e jovens para ensinar conteúdos, provocar reflexões, desenvolver capacidades específicas ou propor o brincar exclusivamente lúdico.
08/12/2010
BOMBARDEIO
Essa é uma brincadeira com bola que é interessante que seja realizada em um espaço grande como uma quadra.
Tem o objetivo de quebrar o gelo e gastar energia (para uma possivel melhor concentração depois). Recomendo para crianças e adolescentes.
O jogo é parecido com "queimada" mas quem for queimado não sai do jogo mas deve sentar no chão até conseguir pegar a bola, quando poderá se levantar.
Tem o objetivo de quebrar o gelo e gastar energia (para uma possivel melhor concentração depois). Recomendo para crianças e adolescentes.
O jogo é parecido com "queimada" mas quem for queimado não sai do jogo mas deve sentar no chão até conseguir pegar a bola, quando poderá se levantar.
XAPEXU
Essa brincadeira tem o objetivo de integração e de "quebrar o gelo".
(Pode ser usada como introdutória em uma atividade que va trabalhar mobilização de multidões ex: Nazismo ou Ditaduras e também como atividade introdutória para que uns saibam o nome dos outros)
Os participantes começam a jogar “pedra papel ou tesoura” uns com os outros, quem perde fica atras do ganhador e deve torcer para ele (falando seu nome). Ao final vai sobrar apenas um ganhador e todo o grupo torcendo para ele.
BINGO DE ASSINATURAS
Essa dinâmica tem o objetivo de integração grupal e pode ser adaptada para diferentes faixas etárias.
Cada participante recebe uma cartela com algumas características e tem que conseguir assinaturas no grupo de pessoas que possuem aquelas características. Se o grupo for grande é interessante estipular regras como não poder repetir a mesma assinatura duas vezes na mesma cartela.
Exemplo de cartela:
Cada participante recebe uma cartela com algumas características e tem que conseguir assinaturas no grupo de pessoas que possuem aquelas características. Se o grupo for grande é interessante estipular regras como não poder repetir a mesma assinatura duas vezes na mesma cartela.
Exemplo de cartela:
SABE FALAR INGLES | PREFERE CHOCOLATE BRANCO | TORCE PARA O PALMEIRAS | FAZ AULA DE DANÇA |
JÁ ANDOU DE CAVALO | NÃO GOSTA DE CEBOLA | SABE ANDAR DE SKATE | A COR PREFERIADA É AZUL |
TEM MAIS DE 3 IRMAOS | TEM FAMILIARES NO INTERIOR | GOSTA DE COZINHAR | DORME COM URSINO DE PELUCIA |
GOSTA DE MUSICA SERTANEJA | JÁ REPETIU DE ANO | TEM A LETRA L NO NOME | ACORDA ANTES DAS 8 DA MANHA |
SABE JOGAR BASEBALL | VISITA A AVÓ UMA VEZ POR SEMANA | TEM UMA BONECA BARBIE | ESTA USANDO CALÇA |
exemplo de cartela para integração de pré adolescentes no primeiro dia de um curso.
A cartela deve ser pensada de acordo com o objetivo da dinâmica. É mais interessante ter dois ou mais tipos de cartela.
A cartela deve ser pensada de acordo com o objetivo da dinâmica. É mais interessante ter dois ou mais tipos de cartela.
Assinar:
Postagens (Atom)