14/12/2010

CID (circuito interno de duplas)

Essa dinâmica pode ser adaptada para varios grupos de diversas idades, tudo depende do conteúdo das bases.
Os participantes são divididos em duplas e cada dupla recebe papel e caneta. As duplas passarão por varias bases em uma determinada ordem (que são papéis colados pelas paredes do espaço reservado para a atividade) contendo charadas, questões, etc..(o conteúdo deve ser adaptado de acordo com a atividade) e terão tempo limite para resolver, quando acabar o tempo tem que imediatamente passar para a próxima base.

JOGO DOS SINAIS

Os participantes do grupo se sentam em roda e cada um tem um sinal, o qual será seu meio de se comunicar com outro participante da roda.O jogo começa com uma rodada onde cada participante apresenta seu sinal aos outros da roda.
Todos começam a bater palmas, e depois palmas na mesa ou no chão no mesmo ritmo e uma pessoa começa, faz o seu sinal e depois o sinal de outra pessoa. Essa pessoa,deve fazer o seu sinal e depois o de uma terceira pessoa do grupo.

RODA DE DANÇA

Em roda cada participante deve inventar um passo de dança. A primeira rodada passa de um em um mostrando o passo que cada um inventou, depois um dos participantes começam fazendo o próprio passo e depois o de outra pessoa da roda.

PALAVRA COM A BUNDA

Um dos participantes tem que passar uma mensagem tentando formar as
letras da palavra com a bunda.

MÃOS (ou pés) INTERCALADOS

Mãos (ou pés) intercalados com a palma virada para o chão.
Em uma roda cada mão tem que daruma batida no chão na ordem das mãos e não das pessoas.
Duas batidas inverte o sentido e uma batida com a mãe fechada pula.

 

[assim que possível publicarei uma foto para facilitar a vizualização]

GATO E RATO (piscadinha)

Os participantes formam duplas e fazem uma roda, uma pessoa da dupla ficara de joelhos na frente da outra (essa será o rato) haverá uma pessoa sem dupla que piscara para os “ratos” serem sua dupla, o gato (pessoa da dupla que estiver de pé) não pode deixar que seu rato fuja segurando-o.

GATO E RATO (rua e avenida)

Essa é uma dinâmica que necessita de um certo espaço, é bem aproveitada com crianças mas pode ser adaptada para pre- adolescentes e jovens.

Os participantes se posicionam em filas horizontais e verticais, há um participante rato, e um gato, o objetivo do gato é pegar o rato que tem que sair correndo no meio das filas. No meio da brincadeira o monitor grita “RUA” ou “AVENIDA” e os participantes que estão nas filas de braços abertos devem se virar, mudando assim o sentido do “labirinto” e dificultando o gato e rato.

CADEIRA ELÉTRICA

Esse jogo tem o objetivo de quebrar o gelo, integração, é um jogo individual.Os participantes fazem uma roda em pé, no meio da roda coloca-se uma cadeira. Quem encostar na cadeira esta fora da brincadeira.O objetivo é fazer com que as outras pessoas encostem na cadeira no sentido de ir "eliminando os inimigos".