09/12/2010

KLAMP KLAMP

Essa dinâmica é interessante para dividir grupos de maneira aleatória. Pode ser usado para dividir grupos de crianças com muitas "panelinhas".

Os participantes andam pela sala aleatoriamente e o monitor grita "KLAMP KLAMP" e algum número, os participantes tem de imediatamente se juntar em grupos com o numero gritado. O grupo ou a pessoa que não conseguir seguir a regra do número está fora.

FOTOGRAFIA

Essa tem o objetivo de desenvolver a memória visual.

O grupo é dividido em duplas. Um dos participantes da dupla vai ser "cegado" pelo outro (que tampara seus olhos) e o guiara por determinado espaço e o mostrara um certo numero de imagens (destampando os olhos), e o "cego" devera lembrar das imagens.
É interessante que hajam duas rodadas para a dupla experienciar os dois papéis.

NOME NA TESTA

Essa dinâmica pode ser usada como introdutória de algum tema por exemplo arte (e os nomes só podem ser de artistas), ou apenas como uma outra forma de quebrar o gelo e descontrair.
Acredito ser mais interessante quando utilizada em crianças a partir dos 10, 11 anos.
Os participantes se sentam em roda e cada um recebe um etiqueta com o nome de uma personalidade que deve ser colada na testa (de modo que todos menos o participante tenham conhecimento). O objetivo do jogo é descobrir quem é a personalidade cujo nome esta na testa atraves de perguntas (apenas possiveis de respostas "sim" e "não").

VIÚVA NEGRA

Essa dinâmica tem o objetivo de descontrair, quebrar o gelo e pode ser usado também para trabalhar a atenção.

Arrumam-se cadeiras em roda, sendo que cada participante senta em uma cadeira. Um voluntário levanta de sua cadeira e vai para o meio da roda, e seu objetivo é voltar a sentar na cadeira, todos que estão sentados, no entanto, não podem deixar; de modo que a pessoa que estiver sentada ao lado da cadeira vazia deve ocupa-la, e assim sucessivamente o voluntário do meio da roda terá então que tentar sentar na cadeira vaga antes que a pessoa do lado se sente.